Previsão é que captação volte ao normal nesta terça (7) nas ETAs. Contudo, a distribuição de água deve voltar ao normal apenas sexta (10).
O abastecimento de água em Rio Branco está reduzido em 25% desde a última sexta-feira (3). Nesta segunda (6), o Serviço de Água e Esgoto da capital (Saerb) divulgou um comunicado na página da prefeitura avisando que a produção caiu de 1,6 mil litros por segundo para 1,2 mil litros nas duas Estações de Tratamento de Água (ETA I e II).
A previsão é de que a captação seja normalizada nesta terça (7) nas ETAs. Contudo, a distribuição de água deve voltar ao normal apenas sexta (10).
A redução foi causada pela turbidez da água. O diretor do Saerb, Enoque Pereira, disse que os balseiros também danificaram uma bomba usada na captação.
“Vez ou outra dá uma subida na turbidez, causada pela lama, areia e tudo que está na água do rio. Nossas ETAs estão preparadas para tratar até certa turbidez, a partir daí é preciso reduzir a vazão para a água ser tratada dentro dos parâmetros da Anvisa. Para chegar nesse parâmetro precisamos reduzir”, explicou.
Por: G1/AC