Senador integrou o voo inaugural realizado nesta sexta-feira, 04. Azul passa a operar dois voos diários que vão ligar Rio Branco (AC) às capitais Porto Velho (RO) e Belo Horizonte (MG)
Assessoria
Fotos: Gustavo Bardales e Gabriel Cruz
Nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 11h05, o Aeroporto de Rio Branco recebeu o primeiro voo da Azul Linhas Aéreas após oito anos de ausência da companhia no Acre. O senador Alan Rick, que desde o seu primeiro mandato de deputado federal (2015-2019) trabalha por mais oferta e melhores condições de transporte aéreo para o Acre, integrou o voo inaugural e compôs o dispositivo de autoridades durante a cerimônia de celebração no saguão de embarque do aeroporto de Rio Branco que passa por processo de internacionalização graças, também, a atuação do senador junto ao Ministério de Portos e Aeroportos.
“Há muito tempo lutávamos para realizar esse desejo de todos nós acreanos: voltar a ter o serviço da Azul no nosso estado com conexão direta para Porto Velho, em Rondônia, onde muitos pacientes acreanos buscam tratamento contra o câncer, por exemplo. É uma conquista. Meus agradecimentos à equipe Azul, nas pessoas do vice-presidente Institucional Fábio Campos, que esteve conosco aqui em abril, do César Grandolfo e Amanda Fortaleza que estão aqui hoje. Também preciso agradecer aos ministros Silvio Costa Filho – de Portos e Aeroportos, e Celso Sabino, do Turismo. É o Acre sendo tratado com mais carinho e respeito”, afirmou o Senador Alan Rick.
Durante o evento, um vídeo resumiu um pouco de todo o trabalho desenvolvido pelo senador Alan Rick em prol de mais voos para o Acre. A peça lembrou conquistas como o retorno dos voos diurnos da Gol para a capital em setembro de 2023, a retomada dos voos diurnos da Gol também entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul já marcado para o dia 29 deste mês; a publicação da Nova Lei Geral do Turismo com emenda de autoria do parlamentar permitindo o uso do Fundo Nacional de Aviação Civil para subsidiar o combustível das aeronaves nos aeroportos da Amazônia Legal. “Essas conquistas são apenas o começo de um futuro de mais integração e oportunidades para os acreanos”,– completou o senador.
Ainda durante a cerimônia, o senador Alan Rick foi homenageado pelo gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, com uma réplica do Embraer E2.
“A decisão de voltar a operar aqui ocorreu depois de um longo processo analisando o mercado e o senador Alan Rick sempre nos procurou, chamou pra conversar, nos questionou, insistiu e a gente sempre demonstrou a nossa vontade de retornar e como isso era complexo. Em agradecimento a todo esse esforço dele quero entregar essa maquete do avião da Azul”, disse.
A acreana Luana Nascimento Noronha que hoje mora em Santa Catarina comemorou o fato de não precisar mais fazer tantas conexões para conseguir visitar a família que ainda vive em Rio Branco.
“Eu adorei. Um voo excelente, com profissionais excelentes. Sem contar na praticidade, né? Hoje moro em Santa Santa Catarina, mas minha família toda mora aqui. Daí sempre eu venho pra visitar. Sempre pegava várias conexões pra São Paulo, Brasília e agora eu fui para Belo Horizonte e de BH pra cá.
Foram três horinhas de voo até aqui. Vou matar a saudade de todo mundo.” disse.
Quem também celebrou foi o presidente do Conselho Estadual de Turismo do Acre, Tiago Higino. “A volta da Azul é de grande valia porque gera mais competitividade, ganhamos mais vagas de voos diários, os clientes terão a chance de fazer um parcelamento maior, em até 6 vezes sem juros. Nenhuma das outras companhias oferece esse parcelamento sem juros. As vendas estão a todo vapor.
Então, preciso registrar nossos agradecimentos ao senador Alan Rick, porque essa é uma luta antiga dos conselhos e que foi abraçada pelo senador. A principal porta está aberta pelo trabalho que ele vem fazendo em busca de melhorias para a malha aérea do nosso estado e da Amazônia Legal.” – colocou.
Também participaram da solenidade o deputado federal Roberto Duarte, a deputada federal Socorro Neri, o governador Gladson Cameli, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez; os secretários de Turismo Marcelo Messias, da Fazenda, Amarísio Freitas; o gerente da Rio Branco AirPort Overlach Campos; a RIG da Azul Amanda Fortaleza; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rio Branco, Rizomar Araújo;
a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Patrícia Parente; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Acre, Diogo Lemos; dentre outros representantes do setor de turismo acreano.