A Expoartesanías, que acontece na cidade de Bogotá, na Colômbia, entre os dias 4 e 17 de dezembro, no Centro de Exposições Conferias, reúne artesãs de diversas partes do mundo. O Acre está sendo representado na feira pela coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e mais três artesãs: Rodney Paiva Ramos, Márcia Silvia de Lima e Vanusa da Silva Lima, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
Na Colômbia, Risoleta Queiroz e as artesãs participam de grupos de trabalho temáticos e laboratórios, que no Brasil são chamados de oficinas, para trazer novidades para o artesanato acreano em 2025.
As acreanas foram selecionadas para exposição e comercialização das peças, junto com outras 75 artesãs, que expõem mais de 240 peças no pavilhão brasileiro. De acordo com a coordenadora da Casa do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, as peças foram selecionadas por um criterioso processo de curadoria.
“O processo também contou com o apoio das coordenações estaduais do PAB [Programa do Artesanato Brasileiro] na logística e planejamento. Essa ação visa apresentar a diversidade e a excelência do artesanato brasileiro em um dos mais importantes eventos do segmento do mundo”, ressaltou.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades colombianas, além do ministro do Empreendedorismo de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.
De acordo com a coordenadora da Casa do Artesanato Acreano, as representantes do Acre fizeram visitas às comunidades artesanais beneficiadas pela estratégia de Gestão Social Integral, por parte dos laboratórios de inovação e criatividade do Departamento de Cundinamarca, onde está situada a cidade de Bogotá.
“Nós fizemos visitas a ateliês de cerâmicas, cestarias, lãs, tear, tapetes e madeiras. No dia 6 de dezembro visitamos a Comunidade Artesanal de Sopó e no dia 7 estivemos na Comunidade Zipaquirá”, explicou.
O titular da pasta, Marcelo Messias, ressalta a importância da participação do Acre na maior feira feminina do artesanato da América Latina e agradece ao governador Gladson Cameli pelo apoio nos setores de turismo e empreendedorismo: “É um marco extremamente importante não só para o nosso estado, mas para o artesanato acreano. Nós vamos apresentar o que nós temos de melhor da nossa riqueza na Colômbia e trazer experiências de outros artesãos do mundo inteiro”.
Via: Agência de Notícias do Acre