Tempo médio gasto para a abertura de empresas no país, no primeiro quadrimestre de 2023, foi de 1 dia e 6 horas, segundo governo federal
Entre janeiro e abril deste ano, o Brasil registrou a abertura de 1.331.940 empresas, totalizando mais de 21 milhões de CNPJs ativos no território nacional. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30/5) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
De acordo com a pasta, 93,7% são microempresas ou empresas de pequeno porte.
Em números absolutos, o estado de São Paulo foi o recordista de empresas abertas nos quatro primeiros meses do ano, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás. Somados, esses oito estados concentram 75% das empresas brasileiras.
Por outro lado, foram encerrados, entre janeiro e abril de 2023, 736.977 CNPJs. Ainda assim, houve saldo positivo (mais empresas abertas do que fechadas) de 594.963.
Os oito estados com os maiores números absolutos de empresas abertas também foram aqueles que tiveram mais fechamentos no período (novamente, 75% do total do país).
Tempo médio para abrir uma empresa
O tempo médio gasto para a abertura de uma empresa no país, no primeiro quadrimestre de 2023, foi de 1 dia e 6 horas.
O resultado representa aumento de 6 horas em relação ao quadrimestre anterior, mas uma queda de 10 horas na comparação com igual período do ano passado.
“Com o avanço da padronização de procedimentos e fluxo nas 27 unidades federativas, esse indicador tende a cair ainda mais, além de refletir o avanço da digitalização e automatização dos procedimentos necessários para formalizar novos negócios”, afirma a diretora do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Amanda Souto.
O estado que registrou o menor tempo para a abertura de uma empresa foi Sergipe: apenas 7 horas, em média. O maior tempo ficou com São Paulo (2 dias e 2 horas).
Por: Metrópoles