Os efeitos da eleição de Lula começam a ser sentidos
Às vésperas da posse de Lula, o BTG Pactual fez uma nova projeção: o dólar pode bater o patamar de R$ 6 e a Selic fechará 2023 em 12,75%. O cenário reflete a falta de previsibilidade e as falas do presidente eleito e de sua equipe contra a austeridade fiscal — além das escolhas para a equipe econômica. Esses dados também incluem o risco de piora da inflação já no primeiro semestre do ano que vem. O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) deve ser fraco — 0,7%.
“Esses números devem limitar o crescimento da demanda e impactar negativamente o investimento privado, o mercado de trabalho e os balanços das empresas mais sensíveis à originação de crédito”, afirma o economista Mansueto Almeida, chefe da equipe do banco que produziu o relatório.
Além da gastança esperada pelo governo do PT, com Fernando Haddad cumprindo as ordens de Lula, analistas apostam que o partido pressionará pelo fim da autonomia do Banco Central em breve. Resta apenas conseguir formar uma base de deputados para colocar a proposta em curso no Congresso.
Com informações da Revista Oeste.