23 Agosto 2022
O ex-deputado estadual Luiz Calixto disse, ao comentar a entrevista de Jorge Viana ao Papo Informal nesta segunda-feira (22), podcast do Notícias da Hora especial eleições, que o candidato a governador do PT, Jorge Viana, mente ao falar sobre sua pensão de ex-governador do Acre no valor de R$ 35 mil e sobre o subsídio que ele recebe do Senado de R$19 mil.
“A aposentadoria de Jorge Viana como ex-governador nada tem a ver com o tempo de serviço como engenheiro florestal, quando foi admitido sem concurso na Funtac, ou como prefeito eleito de Rio Branco. A pensão vitalícia dele é igual à do Binho Marques e dos demais ex-governadores”, relembrou.
O tema polêmico, ao ser abordado, gerou desconforto em Viana, que respondeu no podcast que o subsídio recebido por ele no Senado é privado, o que segundo Calixto é uma inverdade.
“Jorge Viana é aposentado no Senado Federal pelo PSSC (Plano de Seguridade Social dos Congressistas), criado pela Lei 9506/97. O PSSC é custeado com verba pública, o que inclui recursos do Senado. Portanto, se Jorge Viana insiste na mentira segundo a qual é beneficiário de previdência privada, como explicar que uma de suas pensões vitalícias seja paga pelo Senado, uma das principais instituições da República Federativa do Brasil? Jorge Viana não se cansa de subestimar a inteligência do povo acreano.”
Com informações do Portal Noticias da Hora.