Aviso foi dado pelo Instituto de Meteorologia (Inmet) e é válido até o fim deste sábado (2). Previsão é de c chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
O Instituto de Meteorologia (Inmet) fez um alerta de fortes chuvas para todo o Acre neste sábado (2). O alerta amarelo é válido até o final do dia e prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há ainda baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
É preciso ficar alerta porque já na sexta-feira (1) algumas cidades registraram temporal, como em Sena Madureira, que o batalhão da Polícia Militar chegou a ser destelhado.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Rio Acre
Após descer com certa rapidez, o Rio Acre deu uma leve subida neste sábado (2), chegando a 1,52 metro. Na sexta-feira (1), o nível chegou a 1,47 metro.
A preocupação é que o rio atinja a menor cota histórica antes do que o registrado no ano passado. O manancial registrou 1,25 metro no dia 2 de outubro do ano passado – a menor cota histórica desde o início do monitoramento da bacia na capital, que foi em 1971.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão, já havia falado da previsão de chuva para esses dias, mas também adiantou que o volume de água não deve ter grande impacto no nível do manancial.
“O mais grave não é o que aconteceu em agosto, o mais grave é o que aconteceu antes de agosto. Nós ficamos 41 dias sem nenhuma chuva, o mês de julho inteiro. Teve uma chuva no dia 23 de junho e a outra veio acontecer, um sereno, lá pelo dia 4 de agosto. Então foram muitos dias sem chuva. Isso aí tem consequências. Apesar de que aquela chuva do dia 13 de agosto fez com que o rio pegasse um fôlego, mas isso foi só o rio, a parte seca não mudou nada. Então, infelizmente, nós estamos assim. Tem previsão de chuva para hoje [quinta,31], amanhã [1], mas essas chuvas podem trazer grandes temporais e não vai resolver o nosso problema de seca”, disse.
Por: g1/AC