Evento é realizado no Calçadão da Gameleira e vai até o dia 2 de julho. Ao todo, 14 quadrilhas da capital e do interior vão se apresentar no arraial.
O tradicional Arraial Cultural se aproxima e promete encantar os moradores e visitantes com seis dias de festa, música, danças e comidas típicas e muita animação. Organizado pela Fundação Elias Mansour (FEM), o evento vai ser realizado no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, entre os dias 27 de junho a 2 de julho, das 17h às 23h.
Inicialmente, o governo tinha informado que a festa seria no Quadrilhódromo, montado no estacionamento do Arena da Floresta. Mas, neste sábado (17), o presidente da FEM, Minoru Kinpara, afirmou que será na Gameleira. O local, que foi atingido pela enchente do Rio Acre em abril, passou por reforma e, após avaliação da Defesa Civil, foi liberado para ser palco do grande evento.
A estrutura montada para o Arraial Cultural vai abrigar uma variedade de opções de entretenimento, com destaque para a Arena dos Folguedos, a Barraca das Tradições, a Casa da Farinha, o Quintal dos Quitutes e o Palco Saudade do Seringal, onde os artistas locais terão a oportunidade de se apresentar durante todos os dias da festa.
Conforme a organização, 21 bandas locais devem se apresentar. Os concursos de quadrilhas, considerados o ponto alto do Arraial Cultural, prometem encantar o público. Nesta edição, 14 quadrilhas, tanto da capital quanto do interior do estado, devem participar do evento.
Segundo a programação, no primeiro dia, vão ser escolhidas as categorias Casal Caipira, Casal Caipira Mirim e Rainha da Diversidade Caipira. A partir do segundo dia, começa a competição do concurso estadual de quadrilhas. O grupo vencedor vai representar o Acre em um festival nacional no Pará ainda neste ano.
O presidente da FEM, Minoru Kinpara, expressou sua empolgação com o Arraial Cultural. “Esse arraial na Gameleira é um arraial já esperado por toda a população. São seis dias de festa e teremos a competição das quadrilhas, onde a vencedora nos representará na competição nacional. Bandas locais vão se apresentar e também teremos espaço de lazer para as crianças. É um arraial preparado com muito carinho, com muito amor para nossa querida população.”
Ainda segundo o presidente, o Arraial Cultural do Acre conta com a parceria de várias secretarias, incluindo a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, que abriu inscrições para as empresas e empreendedores interessados em participar. Além disso, haverá espaços dedicados à economia solidária, com produtos típicos da região, proporcionando uma experiência autêntica da festa junina.
Por: G1/AC