O prefeito Tião Bocalom (PP) foi homenageado na manhã de ontem, quarta-feira (11), por servidores de carreira do RBTrans. Bocalom também recebeu homenagens dos procuradores do Município. As categorias prestaram homenagem ao prefeito pelo reajuste concedido e a consequente valorização profissional que o gestor tem dado aos servidores municipais.
Visão
Lisonjeado com a homenagem, Bocalom afirmou que com os reajustes salariais procurou fazer justiça aos servidores que impulsionam sua administração. “Procuramos valorizar nosso servidor para que ele atenda cada vez melhor a população. Queremos valorizar o trabalhador que está na ponta”, declarou.
Reconhecimento
Josiney Cordeiro, procurador-geral do Município, em nome da classe dos procuradores, registrou que o prefeito valoriza o trabalho do grupo que faz parte. “Quero lhe agradecer não somente por este momento, mas pela sensibilidade dispensada a nossos pleitos. O senhor prima pela lisura, tem ouvido nossas orientações e obrigada pela forma que nos tem tratado como instituição”, disse.
Dever de casa
Diante do reconhecimento, Bocalom afirmou que faz questão de valorizar os profissionais que compõem o quadro da municipalidade. “Fizemos o que foi possível fazer e sabemos que o servidor precisa se sentir bem”. Destacou, ainda, que faz questão de valorizar os profissionais que compõem o quadro da municipalidade. “Fizemos o que foi possível fazer e sabemos que o servidor precisa se sentir bem”, pontuou.
Prego batido, ponta virada!
Atendendo a convite do senador Sérgio Petecão (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Acre, a deputada Vanda Milani (PROS) vai oficializar sua pré-candidatura ao Senado Federal no encontro estadual do PSD em Rio Branco, no próximo dia 21. O evento, que vai contar com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do presidente nacional do PROS, Marcus Holanda, marcará o lançamento do desafio que a dupla encenará para as eleições de outubro próximo.
Desafio
“Será uma honra poder dividir o palanque nas próximas eleições com o senador Sérgio Petecão, cujo trabalho político de décadas tem sido reconhecido pela população acreana mediante sucessivas vitórias eleitorais”, disse a deputada, diante do desafio de disputar a única vaga do senado em jogo nas eleições de outubro próximo.
Histórico
Vanda Milani tem caracterizado seu mandato parlamentar como uma das deputadas campeãs de emenda para todo o Estado, sem distinção política. Como foco especial mira a saúde, meio-ambiente e o agronegócio. A deputada se notabilizou ainda por iniciativas corajosas; Exemplo é o projeto da Orla do 15 – orçado em 18 milhões de reais é fruto de emenda da parlamentar. A iniciativa, moderna e arrojada, vai resgatar a história do surgimento da própria capital acreana. Vanda disserta sobre o projeto: ”O projeto da Orla do XV vai propiciar ainda a retomada da autoestima dos moradores do bairro e garantir qualidade de vida mediante a consolidação de saneamento e infraestrutura, além de estimular o turismo local”, garantiu a deputada.
Caos
A alta de preços no Brasil se espalhou pela economia nos últimos meses e já atinge praticamente oito de cada dez produtos que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador oficial de inflação. O IPCA atingiu 1,06% em abril, a maior taxa para o mês desde 1996. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, no mês, o índice de difusão do IPCA foi de 78,3%, o maior desde janeiro de 2003 (85,9%).
Termômetro
O índice de difusão mede a quantidade de produtos e serviços, dentro do IPCA, que registrou inflação (alta de preços) em determinado mês. Se os preços do óleo de soja ou do arroz subirem, por exemplo, eles contribuem para a difusão mais alta, Atualmente, 377 estão na cesta de produtos monitorados pelo IBGE para medir a inflação.
Dilema
Um reflexo do índice de difusão para o dia a dia das famílias é a dificuldade cada vez maior de fugir da alta de preços quando elas vão às compras. Além disso, o número grande de produtos com preços subindo pode realimentar a própria inflação. Um dos principais exemplos é o do óleo diesel: como serve de insumo para o transporte, a alta do combustível acaba puxando outros preços, como os dos alimentos. Isso também vale para a energia elétrica.
Disseminação
Os números do IBGE mostram que a inflação foi se espalhando nos últimos meses. Em fevereiro de 2020 —antes do início da pandemia de covid-19 — o indicador de difusão era de 49,3%. Caiu mais um pouco, chegando a 43% em maio de 2020. Mas passou a subir no mês seguinte, até atingir os atuais 78,3%.
Dianteira
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca teve um desempenho tão favorável em São Paulo nas eleições presidenciais, como agora em 2022. Ele lidera a corrida presidencial em São Paulo, maior Estado do País, com 39% das intenções de voto, ante 28% de seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar, com 8%, segundo aponta reportagem de Daniel Bramatti e Marcelo Godoy, publicada no Estado de S. Paulo, edição de hoje, 12.
Cenário
“O ex-governador João Dória (PSDB), que em 2018, na disputa pelo governo estadual, teve quase 32% dos votos no primeiro turno e foi eleito no segundo, agora tem a preferência de apenas 4% dos paulistas como pré-candidato a presidente da República”, destacam os jornalistas. “No universo paulista, assim como no resto do País, Lula é mais forte entre as mulheres do que entre os homens. No segmento feminino, ele tem 41% das preferências, ante 23% de Bolsonaro e 15% dos demais candidatos somados. Ou seja, teria mais votos que a soma de todos os adversários. Já entre os homens há um empate técnico entre o petista e o presidente: 36% a 35%”, acrescentam.
Governo
Na corrida para o Palácio dos Bandeirantes, o ex-prefeito Fernando Haddad, do PT, lidera a corrida com 30% das intenções de voto, segundo a pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira. Ele é seguido pelo ex-governador Márcio França (PSB), com 17%, enquanto o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas (Republicanos), aparece com 10% das intenções de voto e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição, com 5%.
Foto alternativa
“Em outro cenário da disputa, sem a candidatura de Márcio França, Haddad subiria para 37%, Tarcísio marcaria 12% e Garcia teria 8% Neste caso, a Genial/Quaest pôde comparar a intenção atual de voto com a registrada em março. Haddad cresceu seis pontos porcentuais. Tarcísio permaneceu estável (12%) e Garcia oscilou dois pontos para cima, passando de 6% para 8%”, escrevem Daniel Bramatti e Marcelo Godoy, no jornal O Estado de S. Paulo.