Na capital acreana, além das crianças, jovens e até adultos se divertem com a brincadeira, porém, alguns cuidados devem ser tomados
Todos os anos, durante o período de férias escolares, o Corpo de Bombeiros alerta sobre os perigos em utilizar linhas de cerol em pipas ou pepetas, expressão mais utilizada em nossa região. Na capital acreana, além das crianças, jovens e até adultos se divertem com a brincadeira, porém, alguns cuidados devem ser tomados.
A orientação é que se utilize linhas de algodão, no entanto, ciclistas e motociclistas devem prestar atenção, pois, mesmo sem cerol, a linha pode ser cortante.
O Corpo de Bombeiros ainda recomenda que a brincadeira seja praticada sempre em locais abertos e distante de fios ou antenas para evitar choques elétricos; não tentar retirar pipas presas na rede elétrica ou árvores; e sempre prestem atenção ao atravessar as ruas para correr atrás das pepetas.
Penalidades
Em julho de 2020, foi sancionada em Rio Branco, uma Lei que proíbe a comercialização do cerol e da linha chilena (vidro moído e cola) ou qualquer produto similar utilizado no ato de empinar pipas, que contenham elementos cortantes.
A multa para quem comercializar esse tipo de produto é de R$ 2 mil. Em caso de reincidência poderá ocorrer a cassação de Alvará de Localização e Funcionamento do estabelecimento comercial, e o dobro da multa anteriormente fixada por ter realizado novamente a venda.
Créditos: A Gazeta do Acre