Há o receio de que com a retirada deste voo, o preço das passagens aéreas cresçam ainda mais
A Latam Airlines Brasil, uma das empresas aéreas que opera no Acre, divulgou um comunicado informando que a partir da próxima semana deixará de realizar o voo diurno de Rio Branco para Guarulhos (São Paulo).
A empresa voltará a operar durante o dia apenas em novembro. Empresários do ramo da venda de passagens aéreas questionam a decisão, alegando que já realizaram vendas de passagens antecipadamente para esse período. Rio Branco conta com dois voos diários, com conexão no aeroporto de Brasília, capital do Distrito Federal (DF). Além de um voo que faz a rota Rio Branco/Manaus, capital do Amazonas.
Em 2019, o governo do Estado baixou um Decreto que reduzia a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene de aviação de 25% para 3%. A medida tinha o intuito de atrair outras empresas de aviação comercial para operarem no estado, com voo diurnos.
A redução do tributo permitiu que a Gol Linhas Aéreas retomasse os voos diurnos para Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Há ainda o receio de que com a retirada deste voo, o preço das passagens aéreas cresçam ainda mais.
Por: ContilNet