Embarcação estava a cerca de 180 quilômetros de Roccella e todos os ocupantes puderam ser resgatados com vida; centenas de navios lotados tentam cruzar o Mar Mediterrâneo rumo à Europa
Um barco com 96 imigrantes foi resgatado pela Guarda Costeira Italiana no último sábado (17). Todos os ocupantes foram retirados com vida do veleiro, que enfrentava dificuldades para chegar à costa.
Na noite de sábado, o barco patrulha SAR CP 311 da Guarda Costeira de Roccella socorreu o veleiro, que estava a 100 milhas náuticas (cerca de 180 quilômetros da costa, em área de responsabilidade italiana.
A princípio, devido às proibitivas condições do mar e ao grande número de pessoas a bordo, não foi possível o transbordo dos migrantes com segurança para o barco patrulha, apesar da presença de uma embarcação mercante engajada nas operações.
Os socorristas marítimos da Guarda Costeira, portanto, abordaram o veleiro com o objetivo de acalmar os ocupantes, direcionar a unidade e tentar manter uma posição mais protegida para permitir que o barco patrulha se aproximasse.
Graças também à intervenção no local de um barco-patrulha português a operar para a agência Frontex e à presença de navios mercantes abrigando-se do mar e do vento, ao raiar do dia as operações de salvamento, embora complexas, puderam ser realizadas com segurança.
Uma mulher, que havia caído ao mar durante as primeiras fases agitadas da operação, foi imediatamente resgatada por equipes de resgate marítimo da Guarda Costeira e trazida a bordo do barco patrulha.
Todos os migrantes foram resgatados e transferidos para o barco patrulha da Guarda Costeira, que chegou algumas horas depois ao porto de Roccella.
Por: CNN Brasil