O projeto funcionará a priori no centro da cidade
Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (RBTrans), realiza coletiva de imprensa para explicar o funcionamento do retorno da Zona Azul, a partir da segunda-feira (20).
A Zona Azul é o sistema de estacionamento rotativo adotado em Rio Branco. As vagas são demarcadas de acordo com a necessidade da localidade, pelo órgão regulador de trânsito, que também fiscaliza.
O estacionamento rotativo atende à alta demanda por vagas nas ruas e avenidas. O superintendente da RBTrans, Benício Dias, afirma que as pinturas das faixas já foram realizadas no centro de Rio Branco e todos os preparativos estão prontos para dar início a Zona Azul.
A hora será R$2,20 para veículos e R$1,10 para motos, 2 horas é o tempo máximo de rotatividade. Vagas de idosos e deficientes também são pagas, com a prerrogativa legal de reserva 5% para idosos e 2% para deficientes. Além disso, o estacionamento rotativo tem a tolerância máxima de ate 15 minutos, sem que nenhuma taxa seja cobrada do motorista.
De acordo com o Superintendente, além do aplicativo haverá a opção de pagamento em postos de vendas credenciados, com operadores e no site da empresa, que inclusive cadastraram os flanelinhas que atuavam nesses lugares. “Nós temos o aplicativo mas nem todo mundo tem um smartphone. Independente do aplicativo, nós temos os pontos de vendas que as pessoas podem se dirigir e fazer esse pagamento”, ressalta o Superintendente.
“Nós estamos a 30 dias de orientação, ajudando a baixar aplicativo e orientando a população rio branquense. Segunda-feira, dia 20 começa de fato a cobrança”, explicou Benício Dias.
O projeto funcionará a priori no centro da cidade. Posteriormente deve se expandir para outras localidades onde há grande fluxo comercial como o bairro Bosque e Estação Experimental. A intenção é que a nova forma de operação seja mais fácil e moderna, permitindo, inclusive, um tempo maior para pagamento.
Por: ContilNet