Vacina Arexvy, da GSK, é destinada para as pessoas com 60 anos ou mais, grupo altamente vulnerável à infecção respiratória pelo VSR
A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou, nessa quarta-feira (3/5), a primeira vacina do mundo contra vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante da farmacêutica GSK, chamado de Arexvy, é destinado para a proteção de pessoas com 60 anos ou mais, grupo altamente vulnerável à infecção respiratória.
O diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica (CBER, na sigla em inglês) do FDA, Peter Marks, avalia a aprovação como uma importante conquista de saúde pública para prevenir uma doença que pode ser fatal.
“Adultos mais velhos, em particular aqueles com problemas de saúde subjacentes, como doenças cardíacas ou pulmonares, ou sistema imunológico enfraquecido, correm alto risco de doenças graves causadas pelo VSR”, afirma Marks em um comunicado publicado pela FDA.
Vírus sincicial respiratório (VSR)
O VSR é um vírus altamente contagioso que causa infecções nos pulmões e vias respiratórias em pessoas de todas as faixas etárias. A circulação do VSR é sazonal e mais frequente no outono e inverno.
Em adultos mais velhos, a infecção pelo VSR é uma causa comum de doença do trato respiratório inferior, que afeta os pulmões e pode causar pneumonia e bronquiolite, com risco de vida.
No primeiro trimestre deste ano, o VSR causou mais infecções que o vírus da gripe no Brasil. Em 2022 foram registrados 14.489 casos no país, sendo que 13.542 (93%) deles ficaram concentrados entre os bebês e as crianças com até 4 anos de idade.
Estudo clínico
Dados de um estudo clínico da GSK em andamento, com aproximadamente 25 mil voluntários com 60 anos ou mais, mostram que a vacina Arexvy tem boa segurança e eficácia na prevenção contra a doença.
A vacina reduziu o risco de desenvolver infecções do trato respiratório inferior (ITRi) associada ao VSR em 82,6%, e o risco de ITRi grave em 94,1% entre os que tomaram uma dose do imunizante em comparação com o grupo placebo.
A GSK espera que a vacina esteja disponível para ser aplicada antes da próxima temporada do VSR nos Estados Unidos, que normalmente começa no outono – a partir de setembro no Hemisfério Norte.
Por: Metrópoles