Acidente deixou mineiros presos a 900 metros de profundidade
Uma série de explosões em um complexo de mineração na Colômbia deixou pelo menos 11 mortos e uma dezena de soterrados. O acidente aconteceu no município de Sutatausa, a 100 quilômetros da capital, Bogotá. Cerca de 30 mineiros estavam nos túneis no momento das explosões.
O incidente foi provocado por causa do “acúmulo de gases”, que explodiram por “uma faísca gerada por uma picareta” de um trabalhador, disse o governador Nicolás García à Blu Radio. “Cada minuto que passa é menos tempo de oxigênio” e será “muito difícil” encontrá-los com vida, lamentou.
“As minas estavam cheias de gás metano e, além disso, pó de carvão. Essas cinco minas estão conectadas umas às outras, e houve uma reação em cadeia. É gerada a explosão de uma mina e depois as outras quatro”, explicou o capitão Álvaro Farfán, comandante dos Bombeiros na Colômbia.
A explosão ocorreu na noite de terça-feira 14, em cinco minas legais. Os mineiros presos estão a 900 metros de profundidade, dificultando a busca dos mais de cem socorristas que trabalham com picaretas.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram bombeiros e trabalhadores da autoridade de atendimento a desastres operando nas entradas das minas. Ao redor, algumas pessoas aguardam informações sobre seus familiares desde a madrugada.
Por: Revista Oeste