No dia 11 de março de 2023, sábado, no Hotel Diff foi lançada a FEBTUR ACRE. Com a campanha #eusouoturismo, já chegou iniciando as ações de comunicação de turismo de pertencimento do povo acreano.
Com a presença do secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o diretor regional da Febtur, o empresário Raimundo Morais apresentou a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo em um evento que reuniu os membros e apoiadores.
No primeiro evento da Febtur, profissionais puderam externar suas experiências com o trade turístico, sua inovação e constante mudança de expectativa do turista e sua relevância para o crescimento da economia familiar, notadamente no artesanato, pequenos comércios de alimentos regionais e muito mais.
“Nossa meta é alcançar doze associados e prioritariamente os fazedores de conteúdo, a imprensa em geral e a sociedade”, garante Morais em seu discurso.
Foi empossada como presidente da Febtur Acre a administradora e jornalista, Mirla Miranda.
A federação nasceu para estimular a divulgação dos diversos estados brasileiros e seu turismo que ultrapassa os limites de belezas naturais, incluindo a cultura, gastronomia, turismo de aventura e vivência.
Para o secretário de Turismo e Empreendimento do Acre, há muito a ser feito. “Estamos começando as ações voltadas ao turismo e toda a cadeia de negócios que ele engloba. Precisamos reestruturar alguns de nossos pontos históricos e turísticos, montar o trade para que Rio Branco e suas demais cidades não sejam apenas uma passagem para Peru e Bolívia, por exemplo. Temos muitas belezas e cultura a ser exibida para o restante do Brasil e mundo a fora”, destaca o secretário que é turismólogo e historiador.
Na ocasião foram discutidos temas que buscam contribuir com a gestão do turismo no Estado e município, este último representado pelo empresário do setor turístico e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Thiago Higino.
Também foram empossados, o empresário Luís Carlos Assis, o empresário Jaqueson Queiroga como diretor administrativo e financeiro da federação, além da comunicadora e apresentadora do quadro da Rede Amazônica “Destino Acre”, Thalita Figueiredo como diretora de comunicação.
Mirla Miranda afirmou que, mesmo muitas vezes desacreditado, o turismo acreano precisa de um acesso aéreo que garanta a chegada do turista brasileiro. “Já recebemos muitos estrangeiros que sempre veem para conhecer a cultura dos nossos povos indígenas, mas não é suficiente. O Brasil precisa se conhecer e reconhecer. A meta é fazer toda a sociedade divulgar os nossos lugares, saberes e sabores para atrair a curiosidade e naturalmente a vinda de pessoas de outros estados da federação. Com a Febtur já teremos um intercâmbio, e com ajuda do governo por meio da recém criada secretaria, conseguiremos tornar o sonho do turismo acreano uma realidade para as cidades que mais agregam história e beleza,” destaca Mirla.
Um ano depois de ser criada, com cinco associações afiliadas devidamente regulamentadas, três em formação e mais de 100 associados, a Febtur espera receber em torno de 120 jornalistas especializados em turismo do Brasil e de outros países para discutirem temas que remetem à comunicação dessa atividade que assume papel cada vez mais importante no aspecto social e econômico do Brasil em seu 1º Congresso Nacional, que ocorrerá em junho na Bahia.
Para Gorgônio Loureiro, Presidente Nacional da Febtur, “a comunicação do Turismo, deixa de ser um assunto de canto de página na revista ou jornal para assumir o protagonismo de um assunto de estado, já que a atividade do turismo está na Constituição Brasileira, no artigo 180, como uma atividade de estado,” destacou o presidente nacional.