A 14° edição do Festival de Cinema Itinerante de língua Portuguesa será promovida de 29 de junho a 7 julho, em Lisboa.
O premiado filme acreano ‘Noites Alienígenas’, do diretor Sérgio de Carvalho, vai participar da competição internacional do FESTin Festival e será exibido em Lisboa, Portugal.
A 14° edição do Festival de Cinema Itinerante de língua Portuguesa será promovida de 29 de junho a 7 julho, em Lisboa. O FESTin tem celebrado, nos últimos 14 anos, as produções cinematográficas dos países de língua portuguesa, abrindo espaço para a diversidade, a regionalidade e os diferentes sotaques desta comunidade que abrange 280 milhões de pessoas em todo mundo.
Será o ‘Noites Alienígenas’ que vai abrir o festival, no dia 29 de junho. Já no segundo semestre do ano, o longa vai estrear nos cinemas de Portugal.
“Estou muito feliz porque o Noites Alienígenas fez uma trajetória muito bonita, desde Gramado, foi premiado em outros festivais. Circulou muito no Brasil e está circulando também no exterior, já esteve em festivais em Paris, Suécia, Estados Unidos, agora, em Portugal. O filme está começando agora ter sua trajetória também no exterior. É uma alegria imensa”, conta Sérgio de Carvalho.
‘Noites Alienígenas’ retrata sobre a chegada das organizações criminosas no Estado do Acre e as consequências que o tráfico de drogas, presente no estado fronteiriço, causa na vida dos personagens. Se passando na Amazônia urbana, o filme inova em revelar características da região amazônica, e do Acre, pouco retratado na mídia e no cinema.
Com baixo orçamento durante as gravações, Sérgio não imagina que o filme poderia chegar tão longe. “A gente fez um filme independente, considerado de baixo orçamento, então, quando estávamos filmando, não tínhamos ideia de qual seria o destino do filme e conseguir fazer o filme já era muita coisa. E por mérito próprio da obra, o filme tem alcançado o seu espaço”, frisou o diretor.
Por: A Gazeta do Acre