A fundação especificou ainda as principais comorbidades entre a população acreana
A Fundação Oswaldo Cruz, divulgou no Monitora Covid-19, o relatório que apresenta a quantidade de pessoas que estão inseridas no grupo de risco da doença. São apresentados percentuais da população segundo algumas comorbidades, utilizando dados da última Pesquisa Nacional da Saúde (PNS 2019 – IBGE). Os dados são referentes a população com 18 anos ou mais.
No Acre, a Fiocruz afirmou que 4,3% da população são diagnosticadas com diabetes, 19,2% são hipertensos, 0,6% tem alguma doença no pulmão e 3,5% vivem com algum problema no coração.
Pessoas idosas também são incluídas no grupo de risco contra a Covid-19. De acordo com o boletim da Fiocruz, o Acre tem 10,2% de pessoas com mais de 60 anos de idade.
Cobertura vacinal
Por serem do grupo de risco, pessoas incluídas nessa situação tem prioridade na aplicação de doses de imunização contra a Covid-19. Segundo dados do Plano Nacional de Imunização no Acre (PNI), mais de 12 mil doses de segundo reforço já foram aplicadas em pessoas com comorbidades. Em relação aos idosos, o painel de vacinação do Estado não específica a quantidade de doses aplicadas a esse grupo.
Por: ContilNet