Que evento!
Que já já falaremos um pouquinho sobre ele, mas não sem antes fazermos um prelúdio.
O Inova Aquiri teve a sua semente germinada poucos meses antes do seu real acontecimento. Nasceu meio que a toque de caixa, nas justas liderança e coordenação do casal 20 do empreendedorismo acreano – Pedro Paulo Freire e Caroline Alves (Carol mesmo). Junto deles uma turma bamba, entusiasmada, que não esmorece e não recua nem para pegar impulso, que avança até de bengala, mas avança.
Foram dias e dias de interlocução com os setores público e privado no Estado para prover o evento com verdadeiros expoentes do empreendedorismo, de criatividade e da inovação – de gente daqui (yes, we’re also good!) e do circuito nacional. What a cast!
O Inova Aquiri 2023 foi de tirar o chapéu, ladies and gentlemen. Quem participou curtiu palestras, painéis de discussão, oficinas e Workshops com verdadeiras autoridades sobre cada tema. Foi também um centro de convivência com praça de alimentação e um mini shopping popular. Tivemos momentos de interações permeados de sensibilidade e de descontrações. Foi uma forma divertida de conhecer e aprender sobre inovação e como empreender criativamente.
Também foi ponto cartesiano de networking para os participantes (mais de 1.000). O evento proporcionou oportunidades de troca de experiências e parcerias entre empreendedores, investidores e empresas.
Sim, nem tudo é flor e que bom que encontramos espinhos pelo caminho, pois vimos como podemos ser reativos, coesos, providenciais e resolutivos. Ora, empreendedor vive é de desafios mesmo. Deem-nos problemas que geramos soluções.
Mas, empreender no Brasil ainda é missão árdua. Como parafraseou Antônio Fascio – nosso primeiro palestrante:
“Ser um empreendedor é como comer
vidro olhando para o abismo da morte.”
Elon Musk
E o primeiro grande produto do Inova Aquiri foi um manifesto pelo “Viveiro de Inovação”, assinado à muitas mãos – entre elas a do Sr. Jorge Viana, pela Apex. Esse manifesto compromete esses signatários de se imbuir por políticas públicas que incentivem a inovação, a tecnologia da informação, a formação de novas Startups e pelo apoio das que já existem.
Marcamos posição no mapa e o Acre hoje se destaca como uma referência nacional de inovação.
E se todo empreendedor é um artista, temos uma artista empreendedora – Iana Sarkis – que dentre outros músicos fez o “até logo” (aqui não tem fechamento, não) do evento, com muita animação e o talento de sempre.
Foi memorável!
E já lançamos a pedra fundamental do Inova Aquiri 2024. Será nos dias 8 e 9 de novembro do ano que vem. Cola na gente que a emoção é garantida!
O Acre existe e inova.