O cantor e compositor cearense Belchior, falecido em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, deixou seu nome marcado no cancioneiro popular por enfileirar no rol de sucessos da Música Popular Brasileira a maviosa modinha ‘Medo de Avião’. A cantiga narra a história de um homem que se apaixonou durante um voo – ao segurar a mão da amada para aliviar o temor do transporte aeroviário. Cá, nas paragens acreanas, ultimamente, o enredo envolvendo aeroplanos encontrou outra história: o terror de alguns gerado a partir da simples presença de um avião em solo acreano, desde que o mesmo traga na fuselagem a logomarca da Polícia Federal.
Imaginação
Na segunda feira, 26, a chegada de uma aeronave com as características descritas acima no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, gerou grande repercussão, mexericos, tremeliques e versões sobre tripulantes e passageiros do avião, principalmente nas redes sociais. Especulava-se que o motivo da vinda da aeronave até o Estado era o transporte de agentes federais para mais uma operação da PF em terras seringueiras, numa série progressiva da Operação Ptolomeu, que já contou com as fases I, II e III.
Susto
Com a aeronave no solo, empresários e assessores governamentais envolvidos nas investigações da famigerada ‘Operação Ptolomeu’ entraram em polvorosa e passaram o dia na base do chá da coramina, planta que tem a beberagem utilizada para combater problemas cardíacos, estresse e abalos emocionais.
Alvo
Ao final do dia, a Superintendência Regional da Polícia Federal fez comunicado informando que “Em relação ao pouso da aeronave da PF no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, esclarecemos que foi apenas uma parada para abastecimento”. Fato é que por esses dias, a simples passagem de um carro do SAMU com a sirene ligada nas proximidades de órgãos públicos, desperta desmaios e faniquitos, vez que os envolvidos em malfeitos supõem tratar-se da chegada da uma ‘manduquinha’ para o recolhimento daqueles que agem fora-da-lei tendo como resultado a aplicação da legislação penal vigente. Eita, vida aperreada!
Convescote
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP) esteve na tarde de ontem, terça-feira, 27, na sede da Vice-presidência da República em busca de reunião com seu amigo Geraldo Alckimin (PSB) que responde também pelo Ministério da Industria, Comercio, Desenvolvimento e Serviços.
Distinção
Bocolom não logrou êxito no encontro com o número 02 da República por causa de uma viagem de Geraldo Alckimin à Lisboa, em Portugal. Foi recebido pelo Chefe da Assessoria Parlamentar da vice-presidência, Gustavo Guimarães. No ato, Guimarães falou à Tião Bocalom da estima que Geraldo Alckimin tem por ele e que deixou um forte abraço e o convite para voltar à Brasília em outra data para um encontro entre os dois.
Reivindicações
Junto ao Chefe da Assessoria Parlamentar, Bocalom aproveitou para falar sobre alguns projetos que a prefeitura de Rio Branco tem diante de órgãos federais, como o da construção de quatro creches. “Temos esse projeto no Ministério da Educação para a construção dessas quatro creches para somar com as quatro que vamos construir com recursos próprios. Precisamos muito da ajuda de vocês para que isso seja viabilizado” disse o prefeito.
Regozijo
Diante da recepção, Bocalom foi só agradecimentos: “Fico feliz por termos um amigo aqui em Brasília como vice-presidente e ministro e tenho certeza que nossa Rio Branco vai ser contemplada com a ajuda daqui. Fico feliz também em conhecer o Gustavo e saber que desde a época do PSDB, ele nos admirava e torcia que fossemos vitoriosos nas nossas disputas eleitorais. Sabemos que podemos contar com ele também” completou o prefeito que aproveitou a oportunidade para entregar ao assessor Gustavo uma cópia do projeto “1001 Dignidades”.
Exposição
Ontem, 27, o Governo do Estado realizou o lançamento da Expoacre 2023. Organizadores nutrem a expectativa que o evento deste ano suplante o do ano passado. Em 2022, a feira movimentou cerca de R$ 190 milhões. A cerimônia aconteceu no Parque de Exposições Wildy Viana e reuniu diversos setores da indústria, empreendedorismo, agronegócio e ramo empresário do estado. Marcando presença maciça, destaque para o grupo de empresários do ramo gráfico e do setor moveleiro (foto).
Feira de negócios
A Expoacre 2023 terá início no dia 29 de julho e vai até o dia 6 de agosto. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia do Estado do Acre, Assurbanipal Barbary, o evento marca o lançamento oficial da maior feira do estado do Acre: “Hoje estamos lançando oficialmente a programação da Expoacre 2023. Estão contemplados aqui a indústria, o agronegócio, o comércio, dentre outros importantes setores”, destaca.
Magnitude
De acordo com um dos organizadores do evento, em 2022, a feira movimentou cerca de R$ 190 milhões e a expectativa é de que neste ano o valor seja superado: “Temos o ano passado como parâmetro e a expectativa é superar isso. Neste ano, acredito que vamos superar, pois a procura e a motivação para realizar a feira está grande”, informa Assurbanipal Barbary. “Quero reforçar o convite para toda a população acreana, em especial para os moradores da capital, para participar deste grande evento”, frisa.
Expectativa
O presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano, ressalta que neste ano a expectativa é de que a exposição tenha maior volume de expositores que no ano anterior: “A Expoacre é uma grande prateleira e a gente espera estar colocando produtos novos, fazer uma divulgação mais abrangente. Inclusive, com empresários de outros municípios”, conta.
Sob nova direção
A executiva regional do PSDB do Acre reuniu-se na última segunda-feira, 26, e anunciou que terá candidatura em todos os municípios do Acre. O encontro foi a primeira reunião sob comando da nova direção, liderada pelo presidente estadual do partido, deputado Luiz Gonzaga, para tratar das eleições municipais de 2024. De acordo com Luiz Gonzaga, o partido visa se fortalecer nas próximas eleições e tem como objetivo lançar candidaturas majoritárias em todos os municípios acreanos no próximo ano.
Renovação
“Quando assumi a missão de presidir o PSDB no Acre aceitei o convite com o objetivo de fazer com que o partido volte a ser protagonista na política acreana. Teremos muito trabalho pela frente, mas acredito que faremos o possível para fortalecer o partido. Nas próximas eleições temos a intenção de disputar as prefeituras em todos os municípios do nosso estado”, afirmou Gonzaga.
Prestígio
Além do presidente do PSDB no Acre, Luiz Gonzaga, a mesa de reunião foi composta pelo secretário executivo, André Hassem; tesoureiro, Sílvio Carlos; ex-deputado federal Sérgio Barros; ex-deputado estadual Cadmiel Bomfim; vereador Elias Daier, do Bujari; Minoru Kinpara; Eva Galvão e Alberto Furtado.