O enorme ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se reuniu pela primeira vez, mas enfrenta uma crise na largada. Reportagens publicadas nesta semana pelo jornal Folha de S. Paulo mostram relações da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, como ex-PM Juracy Prudêncio, o Jura, apontado como chefe de uma milícia na Baixada Fluminense. Nos bastidores do governo recém-instalado, o PT já pediu a cabeça da ministra, filiada do União Brasil — fala-se até que os petistas já tem um nome para substituí-la.
A ligação entre políticos e milicianos no Rio de Janeiro foi amplamente explorada pelo então candidato Lula e seus aliados na imprensa para atingir Jair Bolsonaro. Até agora, Lula ainda não se pronunciou sobre as ligações perigosas de sua ministra. Relembre o que ele dizia sobre o tema nos últimos anos.
“Imagine se os milicianos do Bolsonaro fossem amigos da minha família?.”
(Abril de 2019)
“Eles estão destruindo o país em nome do quê? Eles estão fomentando a milícia em nome do que neste país?”
“Bolsonaro foi eleito para governar para o povo, e não para os milicianos do Rio de Janeiro. É necessário uma perícia séria para que a gente saiba, definitivamente, quem matou a nossa guerreira Marielle Franco.”
(Novembro de 2019)
“Nós vamos ter que levantar a cabeça e lutar porque não é possível que um país do tamanho do Brasil tenha o desprazer de ter no governo um miliciano responsável direto pela violência contra o povo pobre, responsável pela morte da Marielle, responsável pelo impeachment da Dilma, responsável por mentir a meu respeito.”
“Isso é resultado de um país que está sendo governado por um fascista e por muitos milicianos. Uma parte da bandidagem está governando esse país.”
(Fevereiro de 2022)
“Quem sabe a carta que ele gostaria de ter é uma carta feita por milicianos no Rio de Janeiro e não uma carta feita por empresários, intelectuais, sindicalistas defendendo um regime democrático.”
(Agosto de 2022)
“O ‘Bozo’ disse que ganhei as eleições no Nordeste porque o povo nordestino é ignorante. Esse cidadão não tem noção do que é o povo nordestino e o que é o povo carioca, porque a vida dele sempre foi ligada aos milicianos.”
“Quando eu era presidente, o pessoal falava para eu ter cuidado, pois Bolsonaro é amigo dos milicianos, mas eu ia, porque eu acredito no povo.”
“O candidato sabe que quem cuida de crime organizado não sou eu. Quem tem relação com miliciano e crime organizado, ele sabe que não sou eu, e sabe quem tem. Sabe inclusive da culpabilidade que foi o crime organizado que matou a Marielle no Rio de Janeiro. Eu se tivesse pedido pra transferir, a gente transferia porque fui eu que fiz prisão de segurança máxima. Cinco prisões.”
“O candidato sabe que quem cuida do crime organizado não sou eu. Quem tem relação com miliciano, com o crime organizado, ele sabe que não sou eu e sabe quem tem.”
“Esse cara [Bolsonaro] não gosta de mulher, de negro, de indígena, de nordestino, de sindicato. Ele não gosta de nada, só dos milicianos dele.”
(Outubro de 2022)
Informações da Revista Oeste.