Grupo de motoristas se reuniu com representantes da RBTrans, a coordenação da feira agropecuária e o deputado Roberto Duarte, que mediou o encontro, na última sexta-feira (23). Ponto ainda será definido pela organização do evento e os agentes da RBtrans e Detran-AC.
Os motoristas de aplicativo vão ter um ponto fixo de embarque e desembarque de passageiros dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, durante a Expoacre 2023. A categoria reivindicou o espaço junto à coordenação do evento por meio de ofício.
É que em edições anteriores do evento, os motoristas de aplicativo não tinham um lugar específico para deixar e buscar passageiros, assim como há para taxistas, mototaxistas e ônibus.
Na última sexta-feira (23), um grupo de motoristas se reuniu com representantes da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), o coordenador da Expoacre, Alysson Bestene, e o deputado Roberto Duarte, que mediou o encontro.
A Expoacre começa dia 29 de julho e termina dia 6 de agosto na capital acreana. O governo do Acre já divulgou a programação completa de shows e apresentações artísticas da maior feira agropecuária do estado.
“Recusaram o ofício, mas na reunião que tivemos conseguiram entender que essas vagas não eram assemelhadas a ponto de táxi, são apenas para embarque e desembarque. A demarcação será para passageiros, o motorista chega e embarca o passageiro. Não pode ficar motorista parado lá”, explicou Francisco Silva, um dos representantes da categoria que participou da reunião.
O local destinado para esse embarque e desembarque de passageiros ainda não está definido pela organização do evento e a RBTrans, segundo o motorista. Contudo, ele disse que foi sugerido em uma rua na lateral do parque. “Essa rua, em época de Expoacre, fica como mão única e dá acesso à Rodovia AC-40. A gente precisa ainda do posicionamento da RBTrans, mas atenderam a solicitação”, destacou.
Ajustes
O coordenador da Expoacre, Alysson Bestene, explicou que haverá uma nova reunião com a RBTrans, o Departamento Estadual de Trânsito e agentes técnicos de trânsito que conhecem a região para definir o melhor local e a identificação correta para o ponto.
Ele destacou que a ideia é garantir a mobilidade e segurança durante o evento, permitindo que a população consiga ter acesso ao transporte, seja público ou participar.
“Tivemos uma reunião no local, a ideia é você ter um espaço demarcado para os passageiros com mobilidade urbana. Além de dar à trafegabilidade mais fluidez e também para o próprio condutor, que, diante da legislação, têm um ponto de parada específica com facilidade de deslocamento do passageiro”, pontou.
Por: G1/AC