Para prevenir o câncer de mama e colo do útero, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) promoveu nessa terça-feira (8) um mutirão de exames ginecológicos na Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco.
Ao todo, 34 detentas que ainda não tinham realizado os procedimentos que ocorrem anualmente na unidade foram atendidas na ação. Entre elas, 21 fizeram o exame preventivo de câncer de colo uterino (PCCU) e 13 a mamografia.
O mutirão contou com o apoio do Hospital de Amor, que levou sua unidade móvel, uma carreta, para atender dentro do presídio.
Atualmente, existem 230 mulheres detidas no presídio feminino da capital. Segundo a chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Suárez, a ação foi realizada em cumprimento ao Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do sistema.
“Com isso, nós evitamos a saída de todas essas mulheres para a rede externa de atendimento. São exames de extrema importância para a saúde feminina, pois previnem o câncer de colo uterino e o câncer de mama. E o diagnóstico precoce é sempre a melhor saída, a garantia de cura, caso venha descobrir alguma dessas patologias. O Hospital de Amor é referência em nossa cidade, os exames são enviados para Barretos onde são analisados e dentro de poucos dias, nós receberemos os resultados”, disse Ingrid.
Com informações do Portal G1.