Joaquim Leite rebate afirmações de aliados de Lula e diz que o país foi fundamental nas negociações para criação do mercado de carbono
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse, em entrevista exclusiva à CNN na COP27, no Egito, que o Brasil nunca deixou de ser protagonista nas negociações sobre mudanças climáticas.
A observação de Leite foi uma resposta às afirmações de aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que a visita dele à COP27 seria uma demonstração política de que “o Brasil está de volta ao protagonismo no combate às mudanças climáticas”.
Leite lembrou que a participação do Brasil foi fundamental para a criação de um mercado global de carbono durante as negociações da COP26, no ano passado, em Glasgow, na Escócia. “O Brasil sempre foi protagonista, e continuamos sendo. Com alguns exemplos”, disse ele.
” O país foi o protagonista para a criação do mercado de carbono na COP26. O Pacto de Glasgow teve a participação proativa do Brasil. Foi o protagonismo brasileiro que criou esse mercado, senão não teríamos esse mercado global de carbono”. disse o ministro
O ministro também lembrou que o Brasil apresentou uma proposta na Conferência dos Oceanos que criou um acordo do clima para resíduos plásticos.
Fonte: CNN Brasil.