Onze assessores do Governo do Acre deixarão suas pastas para concorrer às eleições deste ano. Os secretários, Alysson Bestene, da Secretaria de Governo (Segov), Socorro Neri da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Rômulo Grandidier da Casa Civil, Israel Milani da Secretaria de Meio Ambiente, Nenê Junqueira, da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e Ana Paula Lima, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Além dos seis secretários, Moisés Diniz, secretário-adjunto de Educação; Coronel Carlos Batista, Comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Arlenilson Cunha, diretor-presidente do Iapen; Francineudo Costa, diretor-presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Iepetec) e Tom Sérgio, presidente da Funtac, também deixarão seus respectivos cargos para disputaram uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Acre.
Os substitutos dos que se afastam para serem candidatos serão apresentados pelo governador Gladson Cameli neste sábado ou segunda-feira. Os seis secretários e outros cinco assessores que saem do governo e entram na disputa eleitoral serão homenageados pelo governador Gladson Cameli na próxima segunda-feira. Sem menosprezar os demais, esses onze assessores conseguiram executar bom trabalho, se destacaram ajudaram o governador a manter bons índices de aprovação e de intenções de votos.
Fim de esquemas
Em poucos dias como secretária de Educação, a professora-doutora Socorro Neri conseguiu por fim aos esquemas que se arrastavam desde o governo anterior e botar ordem na casa. Além disso, conseguiu salvar o ano letivo de 2021, mesmo em plena pandemia, melhorou o ambiente de trabalho, valorizou servidores, adquiriu notebook e plano de internet para os educadores e pagou o maior abono da história da secretaria.
Federal
Diante do exposto, Socorro Neri entra na disputa por uma vaga na Câmara Federal com amplas chances de vitória. Milhares de pessoas que não votaram em Socorro Neri, em 2020, quando ela disputou a reeleição na Prefeitura de Rio Branco, estão arrependidos. Muitos destes pretendem votar agora. Até ontem, ela estava filiada ao PSB, mas deverá sair e se filiar a um partido alinhado ao governo.
Agronegócio
Secretário de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira, em pouco mais de um ano, conseguiu fazer o que seus antecessores não fizeram. O Projeto Caravana da produção percorreu todas as regiões do Acre e estendeu a mão amiga do governo aos pequenos e médios produtores rurais da capital e interior. Não por acaso, os números mostram que o setor produtivo do Acre cresceu muito no governo Gladson Cameli, notadamente em 2021.
Ordem na casa
Claro que ainda há muitos problemas no sistema prisional, mas o trabalho executado pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha, é reconhecido pela maioria. Nos primeiros meses de gestão, ele conseguiu reduzir alguns milhões de reais e melhorar a qualidade do serviço prestado. Seu trabalho foi reconhecido, também, em nível nacional pelo índice de ressocialização de reeducando.
Festa tucana
Direção regional do PSDB realizou uma série de filiações de novos membros na tarde de quarta-feira (30). Entre os novos filiados estão figuras como o ex-deputado Normando Sales e o médico Carlos Beirute. Além de ex-membros da sigla também ingressam no partido o empresário Rudlei Estrela; o empresário Leôncio Castro; o secretário de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary, e outros.
Primeiros suplente
O empresário e médico Carlos Beirute, ex-vereador volta ao partido, pelo qual foi vereador e deverá ser o primeiro suplente da professora Marcia Bittar, pré-candidata ao Senado pelo PL, partido do Presidente Jair Bolsonaro. “Estou me filiando hoje e me colocando à disposição, mas quem decide isso é a direção do partido”, afirmou Beirute, médico especialista em ouvido, nariz e garganta.
Decreto
Decreto que reajusta em 15% os vencimentos base e os cargos comissionados dos servidores ativos e inativos da Câmara Municipal de Rio Branco, com efeitos retroativos ao mês de fevereiro deste ao, foi publicado no Diário Oficial do Estado – secção municipalidade, desta quarta-feira, 30. Como a Câmara não tem personalidade jurídica, o decreto tem assinatura do prefeito Tião Bocalom (PP).
Gratificação
A Gratificação de Atividade Policial (GAP)será atribuída aos servidores efetivos que exerçam o cargo de Policial Legislativo e calculada no percentual de 120% (cento e vinte por cento) sobre o vencimento básico.
Auxílio alimntação
O auxílio-alimentação será regulamentado por ato interno e tem exclusividade aos servidores efetivos no pleno exercício de suas atividades. O valor é fixado em R$ 850,00 e será pago, em dobro, no mês de dezembro de cada ano.
Fortalecimento
A pré-candidata ao Senado pelo PL, professora Marcia Bittar afirmou nesta quarta-feira, 30, que a desistência da senadora Mailza Gomes (PP-AC), anunciada pela própria parlamentar, há exato uma semana, fortaleceu sua pré-candidatura e pode ser algo decisivo nessa reta final de definição de chapas. As declarações de Marcia foram feitas durante entrevista da pré-candidata a este colunista, no programa Entrevista da Tarde, na TV Rio Branco – Rede Cultura.
Apoio do governo
Com apoio do Presidente Jair Bolsonaro, seu colega de partido e de onze agremiações partidárias, Marcia continua sonhando em ter apoio, também, do governador Gladson Cameli (PP). “Política é conversa, é diálogo permanente. Vamos continuar nossa luta pela unidade dos partidos que apostam na reeleição do governador Gladson Cameli”, afirmou.
Com informações do Portal O Rio Branco.