Pais de pacientes que fazem tratamento contra o diabetes em Rio Branco reclamam que a fita usada para medir a glicemia está em falta na rede pública de saúde da capital há mais de 10 dias.
A Secretaria de Saúde de Rio Branco confirmou que o item está em falta e afirmou que foi licitada compra de fitas e que até início de março devem chegar na atenção básica. Cerca de 1,2 mil pessoas com diabetes estão cadastradas na Semsa.
Normalmente, a leitura da quantidade de açúcar no sangue é feita antes ou após cada refeição. Com as fitas, é possível controlar crises.
A administradora Katya Dantas, de 38 anos, mãe de um menino com diagnóstico de diabetes, disse que uma caixa com 50 unidades custa mais de R$ 90 nas farmácia e só dura cerca de três dias.
“Liguei na secretaria e disse que nem tinha previsão de chegar. A pessoa que tem diabetes não faz nada se não souber quanto está a glicemia. Por exemplo, não pode comer sem antes verificar para poder aplicar a insulina. É um material muito importante para o tratamento dele”, disse Katya.
A universitária Débora Motta, que também tem uma filha com diabetes, disse que procurou a fita em várias unidades de saúde da capital e não encontrou. “Todos do grupo que fazemos parte falaram que não estão encontrando o material. Tive que compra na farmácia, porque minha filha precisa verificar antes e depois de todas as refeições.”
Com informações do Portal G1.