A pesquisa, realizada pela TV Gazeta, dos dias 4 a 6 de junho, ouviu 1.500 pessoas. Nos dois cenários da pesquisa estimulada, o atual governador aparece na liderança, seguido por Mara Rocha e Sérgio Petecão
Assim como a última pesquisa, divulgada no dia 3 de junho, uma nova pesquisa, divulgada pela TV Gazeta, nesta terça-feira, 7, aponta que o atual governador do Acre, Gladson Cameli (PP), lidera as intenções de voto do eleitorado acreano para as Eleições 2022.
A pesquisa, realizada pela Realtime Big Data, nos dias 4 a 6 de junho, ouviu 1.500 pessoas. Conforme o documento, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os entrevistados ouvidos são de vários municípios acreanos sendo que 46% residem em Rio Branco, enquanto 23% são do Vale do Acre, que compreende os municípios de Brasileia, Sena Madureira, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Xapuri e Porto Acre.Outros 31% dos eleitores ouvidos são do Vale do Juruá, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves.
Conforme o levantamento, na pesquisa espontânea para governador, Gladson Cameli aparece com 26% das intenções de voto, seguido de Mara Rocha (MDB), Jenilson Leite e Sérgio Petecão, ambos com 4% das intenções de voto. Jorge Viana aparece com 3%, Marcus Alexandre (PT) com 2% e Márcio Bittar com apenas 1%.
Já no primeiro cenário da pesquisa estimulada, Gladson Cameli aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Mara Rocha surge com 17%, Sérgio Petecão (PSD) com 14%, e Jenilson Leite com 11%. Nilson Euclides e David Hall figuram na lista com 0% das intenções de voto.
Em um segundo cenário, agora o senador Márcio Bittar (União Brasil) na disputa, Gladson possui 38% das intenções de voto, enquanto Mara Rocha, 15%, e Sérgio Petecão aparece com 12% das intenções de voto, seguido de Márcio Bittar com 11%, e Jenilson Leite com 11%.
Mais uma vez, neste cenário Nilson Euclides e David Hall aparecem com 0% das intenções de voto.
Possibilidade de voto
Quanto perguntados sobre a possibilidade de voto, Gladson Cameli ainda aparece em vantagem. Dos entrevistados, 36% disseram que votariam em Cameli “com certeza”, 30% poderiam votar, 6% disseram que dificilmente votariam e apenas 25% disseram que não votariam, enquanto 3% disseram “não conheço o suficiente para opinar”.
Já Jorge Viana, aparece com 16% no questito “votaria com certeza”, enquanto 32% disseram que poderiam votar, outros 3% dificilmente votariam. Ele aparece na lista, no entanto, com o maior índice de rejeição, sendo que 42% disseram que não votariam e apenas 7% disseram que não conhecia o suficiente para opinar.
Marcus Alexandre, por sua vez, figura na lista com 9% no quesito “votaria com certeza”, 27% poderia votar, 7% dificilmente votaria, 38% não votaria e 19% “não conheço suficiente para opinar.
Avaliação do governo Cameli
A pesquisa divulgada pela TV Gazeta também mediu a avaliação da gestão de Gladson Cameli. Conforme o levantamento, 56% dos entrevistados acredita que a gestão é ótima ou boa, enquanto 21% vê como regular a atuação do governo.
Também é de 21% o percentual de pessoas que vê a gestão Cameli como ruim ou péssima.
A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AC04884/2022.
Com informações do portal A Gazeta do Acre