Com as obras, área de movimentação dos voos vai precisar ser fechada diariamente por oito horas. Previsão é de que obras tenham início no mês de janeiro.
Localizado a 18 quilômetros da zona urbana da capital, o aeroporto foi inaugurado em 1999, sendo o maior aeródromo do estado. Desde então, o local passou por diversas mudanças na estrutura. Agora, terá mais alterações nos mais de dois mil metros de pista de pouso e decolagem, além da área de embarque e desembarque.
De acordo com a administração do aeroporto, toda a área passará por nivelamento, terraplanagem, e compactação, além da supressão de vegetação no entorno da pista. As obras estão previstas para serem feitas entre janeiro e agosto do ano que vem, segundo o gerente Overlach Campos.
“Esse investimento que a gente está fazendo esse ano, é um investimento muito interessante, muito bom. É uma administração muito recente, começamos no ano passado, e já vamos fazer obra ano que vem. Ela visa promover a mobilidade positiva, trazer ao aeroporto mais segurança, mais eficiência, comodidade para os nossos passageiros, e modernidade. Nós vamos fazer um investimento na nossa área de movimento de aeronaves, e o objetivo principal é deixar esse aeroporto adequado para pousos e decolagens, em conformidade com o que a Anac exige. E deixando, dessa forma, aptos a receber a certificação operacional da Anac, e com isso, nos dando a oportunidade de receber mais voos no futuro”, afirma.
Segundo a empresa que administra as operações do aeroporto, com o início das obras, a pista de pouso e decolagem deve ser fechada em um determinado horário do dia.
O aeroporto funciona 24 horas por dia, mas, os três voos regulares diários funcionam somente à noite. O gerente destaca que os trabalhos devem durar por oito horas diariamente, entre as 10h30 e 18h30.
“E das 24 horas,a gente vai precisar fechar a pista das 10h30 às 18h30. Então, essas oito horas a pista estará fechada, mas as outras 16 horas do dia, a gente vai estar com a pista liberada. Inclusive, esse objetivo de ter a obra às 10h30 às 18h30, é para acomodar um voo novo, vindo de Brasília na parte da manhã, que vai começar nas próximas semanas”, explica.
Por: g1/AC