O plano de governo registrado pelo Partido dos Trabalhadores mostra uma divergência de opiniões entre o ex-senador Jorge Viana, candidato a governador do PT, e seu irmão, o ex-governador Tião Viana em relação a atuação da Segurança Pública nas fronteiras.
No plano entregue pela Federação Brasil da Esperança, um eventual terceiro governo Jorge Viana tem como compromisso garantir a forte presença do Estado do Acre nas fronteiras, como instrumento de combate ao tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, para a proteção do território contra o crime e como barreira para a entrada e saída de criminosos, um contraponto ao que pensa Tião Viana que em 2018 criticou a ausência do Governo Federal colocando a culpa no aumento da criminalidade na ausência da União nas fronteiras.
À época um embate entre o senador Sérgio Petecão (PSD) e o então senador Jorge Viana viralizou nas redes sociais após Petecão pedir intervenção federal no Acre.
Para analistas políticos, aquela discussão na tribuna do Senado entre Petecão e Jorge foi determinante para uma reviravolta que resultou na vitória do senador do PSD, hoje candidato a governador.
Com informações do portal Notícias da Hora.