Nesta quarta-feira (13), a Polícia Federal desencadeou a operação “No Pain No Gain” com o intuito de desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais.
No total, estão sendo cumpridos 13 mandados, sendo nove de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Além disso, há medidas de sequestro e indisponibilidade de bens provenientes de recursos ilícitos obtidos através do tráfico de drogas.
Cerca de 38 agentes federais estão em ação nos estados do Acre, Minas Gerais e Piauí para executar os mandados.
A investigação revelou a existência de um amplo grupo criminoso dedicado ao fornecimento de grandes quantidades de maconha (do tipo skunk) e cocaína para outros traficantes de drogas. Essa rede tinha como principal área de atuação a distribuição de entorpecentes em regiões como a grande João Pessoa/PB, Guarabira/PB, Natal/RN e outros municípios.
No curso das apurações, a Polícia Federal descobriu que o grupo criminoso também estava envolvido em atividades de lavagem de dinheiro, utilizando recursos obtidos do tráfico para aquisição de imóveis de alto padrão e veículos. As contas bancárias ligadas ao esquema e o patrimônio identificado foram bloqueados por ordem judicial.
Esta ação é um desdobramento da Operação Bayerische, iniciada em dezembro de 2022, que tinha como alvo uma parte do grupo responsável pelo fornecimento de drogas na capital. Entretanto, durante as investigações, identificaram-se vários envolvidos no envio de substâncias entorpecentes, incluindo um empresário do ramo da construção civil.