De acordo com o presidente do ISE, situação foi controlada e adolescentes envolvidos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal para a realização de corpo de delito. Apenas um deles precisou de atendimento no PS, por ter cortado supercílio ao tentar avançar em agente.
Pelo menos seis socioeducandos ficaram feridos em um princípio de motim registrado no Centro Socioeducativo Acre, em Rio Branco. O fato ocorreu na noite da última sexta-feira (28).
De acordo com o Instituto Socioeducativo (ISE), os adolescentes iniciaram uma batedeira nas grades por volta das 18h.
“Foi querendo exaltar uma facção criminosa e de imediato houve a intervenção dos agentes socioeducativos na área de segurança dos alojamentos, e por lá permaneceram. Alguns atenderam aos comandos para parar com a batedeira, aí foi feito a revista nesses que atenderam, e os que não atenderam, a guarnição teve que entrar no alojamento para contê-los”, disse o presidente do ISE, coronel Mário César Freitas, ao g1.
Ele falou ainda que a entrada dos agentes foi feita com escudo e que os adolescentes estavam com uma arma branca improvisada.
“Foi preciso usar a força para algemá-los. Um dos adolescentes cortou o supercílio no escudo que estava sendo usado pela equipe para proteção e outros cinco tiveram lesões leves em razão do uso da força. Esses adolescentes foram encaminhados para fazer o exame de corpo de delito, protocolo padrão, e depois a gente junta tudo e encaminha ao Ministério Público e ao juizado da criança e do adolescente”, complementou.
A ocorrência teve fim por volta das 19h30, quando os agentes conseguiram controlar a situação. Para fins de prevenção, o coronel disse que foi solicitada uma viatura da PM para ficar em frente à unidade. Contudo, segundo ele, não houve entrada de outras forças de segurança para conter o motim.
Nenhum agente do ISE ficou ferido e apenas o menor, que teve o supercílio cortado, foi levado ao Pronto-Socorro da capital para realização de curativo. Dos envolvidos no princípio de motim, apenas dois eram maiores de idade.
Por: g1/AC