A iniciativa ocorreu entre os dias 31 de maio de 02 de junho. A capacitação teve como foco as políticas públicas de implementação de cidades inteligentes na busca de soluções de mitigação de desastres naturais.
Representando o secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Indústria e Tecnologia (SEICT), Assurbanípal Barbary, a diretora Executiva e Operacional da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Mirla Miranda, participou da “Missão Internacional de Alta Capacitação em Administração Pública Eficiente e Transformação de Territórios Inteligentes, Inovadores e Sustentáveis”, em Miami, na Flórida (EUA), entre os dias 31 de maio e 02 de junho.
O convite para a capacitação foi realizado pela Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e pela Câmara de Comércio Latino-Americana. Durante a iniciativa, foram apresentados para os participantes os principais projetos de transformação urbana e social que permitiram a consolidação da cidade de Doral, localizada no Condado de Miami-Dade, em uma das mais moderna, inovadora, sustentável e inteligente do mundo.
Além dos programas de comunicação, conectividade e política de resíduos zero, a representante da Funtac e SEICT, conheceu modelos bem-sucedidos de planejamento urbano, desenvolvimento econômico, mobilidade e transporte público, sistemas de transformação e revitalização de espaços urbanos em áreas de socialização infantil e programas de geração de empregos e fomentos variados para criação de empresas.
“Todas as cidades que visitamos como Miami, Doral e Coral Gables possuem o foco em tecnologia para o bem-estar da população, trazendo a inovação como mola mestra em vários setores da sociedade. Para a FUNTAC, a participação nessa capacitação foi fundamental, já que tudo o que é realizado e construído e pensado no que seja economicamente viável e sustentável. Dentro desse contexto, foi possível compreender a metodologia tecnológica que busca facilitar a vida das pessoas. Não existe indústria sem tecnologia, bem como não existe tecnologia sem conhecimento e capacitação da mão de obra. Cidadania perpassa o âmbito do possuir casa, escola e segurança”, disse Mirla Miranda.
“Aprendemos com essas cidades como a participação cidadã no melhoramento diário da comunidade é fundamental. Desde aplicativos que são utilizados para que o morador possa fotografar e enviar em tempo real um problema da cidade, até o atendimento rápido para construção e abertura de um negócio, tudo em um mesmo ambiente. Temos muito ainda a aprender com países que apostam na ciência e na tecnologia para obter comunidades mais unidas e economicamente fortalecidas”, ressalta a representante da Funtac e SEICT.
Foram visitados o Centro Administrativo do Condado de Miami-Dade, Doral, no Condado de Miami, Coral Gables e seu Parque Salvadore, que possui um praça com brinquedos inclusivo para crianças com espectro autistas e com outras necessidades especiais físicas e cognitivas.
Na ocasião foi apresentada aos membros a revista Funtac com seus laboratórios e possibilidades de parcerias com os outros cinco países participantes da missão.