Nesta sexta-feira, 15, às 8h, o senador Alan Rick (União Brasil) se reunirá com produtores rurais acreanos, na Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC) para discutir soluções para a crise da pecuária. Será um momento de ouvir as angústias do setor e também de apresentação do que o senador já vem articulando, em Brasília, neste sentido.
Como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador Alan Rick (União Brasil), tem atuado na defesa da concessão de mais prazo e maior carência para pagamento desses empréstimos, o que oportunizará a recuperação das perdas sofridas e a venda por um preço mais justo.
Além do senador Alan Rick estarão presentes, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária, Assuero Veronez, o secretário de Estado Agricultura, José Luís Tchê, o secretário adjunto de Estado de Agricultura, Edivan Azevedo, e representantes do Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Contextualização
Durante a pandemia, quando o preço da arroba do boi estava na alta, muitos produtores rurais adquiriram financiamentos para compra de bezerros e insumos. Com a queda dos preços registrada recentemente, grande parte deles está enfrentando enormes dificuldades para pagar seus empréstimos. O problema é vivido em todo o Brasil e no Acre atinge, pelo menos, 14.146 pecuaristas em todo estado – número divulgado em reportagem especial produzida pelo jornalista Itaan Arruda.
Ainda segundo a reportagem, que ouviu o superintendente do Banco da Amazônia (BASA), Edson Souza, só na instituição bancária, são 1.250 produtores, classificados em “agricultura familiar” que acessaram alguma operação de crédito com foco específico para pecuária, no período entre 2021 e 2023. Somadas, as dívidas desses pequenos pecuaristas alcançam a cifra de R$ 35 milhões.