Na última quarta-feira (16), as ilhas do Taiti reabriram o Turismo para viajantes vacinados de países que estão na lista verde – classificação feita com base em indicadores de saúde. As novas condições de entrada e permanência incluem a integração do Canadá e dos Estados Unidos à lista dos países com permissão de entrada, mas o Brasil permanece na lista vermelha.
Com as mudanças, as ilhas passam a receber para o Turismo de lazer os viajantes vacinados que tenham permanecido pelo menos 15 dias em território francês (exceto Guiana), no Reino Unido ou em algum país da lista verde (incluindo EUA e Canadá), antes da partida para a Polinésia Francesa. É necessário ainda cumprir o prazo de 14 dias a partir da data de vacinação para as vacinas Pfizer, Moderna e Astrazeneca; e de 28 dias para a vacina Janssen.
Já os demais viajantes deverão apresentar um motivo para a viagem (saúde, família ou trabalho), incluindo os não vacinados, os que já foram infectados pela covid-19 ou os que estiveram por menos de 15 dias em território francês, no Reino Unido ou em algum país da lista verde. Para entrar no país, nesses casos, ainda é necessário permanecer em quarentena por dez dias.
Confira os países que estão nas listas verde e vermelha do governo francês:
LISTA VERDE
- Europa
- Austrália
- Coreia do Sul
- Israel
- Japão
- Líbano
- Nova Zelândia
- Cingapura
- Estados Unidos
- Canadá
LISTA VERMELHA
- África do Sul
- Argentina
- Bahrein
- Bangladesh
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Índia
- Nepal
- Paquistão
- Sri Lanka
- Suriname
- Uruguai
- Paraguai
- Afeganistão
- Maldivas