Disputa vale vagas para diversas competições nacionais.
Com as mais variadas premiações, o ‘Campeonato Acreano de Xadrez 2023’ inicia nesta quinta-feira (8), no Via Verde Shopping e segue até o dia 11 de junho. No primeiro dia, o evento inicia às 11h e termina às 21h. Nos demais dias a competição tem início às 12h e termina às 21h. O evento é promovido pela Federação Acreana de Xadrez (FXA).
Para o organizador do evento, Neurismar Rocha, as expectativas para o campeonato são as melhores. Segundo ele, a realização da competição no Via Verde Shopping é um objetivo antigo que, finalmente, foi alcançado.
“A gente sempre tentou fazer um campeonato no shopping, a Federação de Xadrez. E o campeonato acreano de xadrez, pela primeira vez, está sendo no shopping. Isso é motivo de muito orgulho para cada enxadrista por estar indo ali e participar do campeonato de xadrez”, comenta.
De acordo com ele, o público enxadrista está aderindo de forma positiva ao campeonato deste ano. Ele afirma que a competição bateu o recorde de participantes, com um total de 25 inscritos no evento.
“Teve campeonatos em que tínhamos dez pessoas, como por exemplo [em uma competição que aconteceu] no Colégio Militar, certa vez. Teve um campeonato em que apenas seis pessoas se inscreveram. Neste, já tem, até agora, 25 inscritos. Ainda pode se inscrever mais. Ou seja, já é recorde para um campeonato com essa especificidade”, destaca.
Neurismar conta que o evento terá um público de faixa etária bem diversa, com crianças a partir de 9 anos participando. Além disso, os adultos que também vão competir, com o jogador mais experiente na casa dos 65 anos.
Outro ponto destacado pelo organizador são as categorias do campeonato. Neste ano, são, ao todo, cinco categorias em que os participantes estão distribuídos para competir.
“Então, as categorias são: Sub-18, para enxadrista que tenha até 18 anos; Sub-1600, para enxadristas que já tem um ranqueamento nacional ou internacional até 1600 pontos; Sub-1800, também para enxadristas que são ranqueados nacional e internacionalmente, mas até 1800 pontos; o feminino, com o Campeonato Feminino; e o Absoluto”, explica.
A dinâmica da competição segue o sistema suíço com o auxílio de um programa operacional. Em seis rodadas, o ritmo será de 1 hora com acréscimo de 30 segundos por lance na categoria Absoluto. Já nas outras categorias, o tempo será de 30 minutos e sem nenhum tipo de acréscimo.
Dentre as premiações estão medalhas e troféus, mas há, também, a possibilidade de concorrer a vagas em diferentes competições no âmbito nacional. São, ao todo, 14 vagas distribuídas da seguinte forma:
- seis vagas (três na categoria masculino e três na categoria feminina do Sub-18) para o Campeonato Brasileiro Escolar, que vai ocorrer em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais;
- sete vagas (três para os melhores jogadores do Absoluto, uma para o melhor ranqueado do Sub-1600, uma para o melhor ranqueado de Sub-1800, uma para o feminino e uma para o sub-18) para o Chess Open 2023, competição que acontece em Manaus e com a parceria do Governo do Acre, as passagens aéreas e hospedagens estão garantidas;
- e uma vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
“Com relação a premiação serão troféus para o primeiro, segundo e terceiro colocado do Absoluto; troféu para o primeiro colocado, e medalha para o segundo e terceiro colocado do Feminino, do Sub-18, do Sub-1600 e do Sub-1800. Com relação à questão das passagens aéreas, foi uma conversa que eu tive com a Secretaria de Esporte, tivemos uma reunião e, assim, estamos tendo essa parceria”, complementa Neurismar sobre os prêmios da competição.
Além do ‘Campeonato Acreano de Xadrez’, o coordenador comenta que a Federação possui um calendário anual de eventos e que há outras competições marcadas para esse ano, como o Campeonato Brasileiro das Forças Armadas de Segurança Pública e o Campeonato Pan-Amazônico de xadrez. Este último, será sediado, pela segunda vez, no Acre.
“Tivemos a primeira edição aqui no Acre, no ano passado. E esse ano nós já garantimos, junto à Confederação Brasileira de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez, para que o Acre possa ser sediado. Vai ser apenas nesse ano, a partir do próximo ano, já vai ser em outros estados”, finaliza.
O ‘Campeonato Acreano de Xadrez 2023’ é apoiado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), pelo Governo do Estado do Acre, pela Faculdade Unama e pelo Via Verde Shopping, local onde acontecerão as disputas da competição.