Disputa vale medalhas e troféus para os vencedores
O ‘Campeonato Acreano de Xadrez Rápido 2023’ acontece neste sábado (12), a partir das 14h, no Via Verde Shopping. No total, as disputas da competição acontecem em três categorias: Absoluto, Sub-18 e Feminina. Além disso, vale também pontuação no ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Para o presidente da Federação Acreana de Xadrez, Neurismar Souza, as expectativas para o torneio são as melhores, já que o último campeonato teve a participação de um grande público.
“Eu acredito que, igual à última vez, foi um grande sucesso. Muitos enxadristas viram as reportagens, quando sabem que é no shopping, então muitos comparecem. Então a expectativa, com certeza, vai ser boa”, comenta.
A dinâmica da competição segue o Sistema Suíço com o auxílio do Programa Swiss Manager. Em seis rodadas, o ritmo será de 15 minutos e cinco segundos, e terá um acréscimo de cinco segundos ou 20 minutos para o relógio analógico.
A forma de disputa será em três categorias:
- Sub-18: para as crianças e masculino até dezoito anos;
- Feminina: para todas as mulheres, não importando a idade, que competem entre si;
- Absoluta ou Aberta: para jogadores acima de dezoito anos.
Dentro da categoria Absoluta, existe a subdivisão de outras três categorias para jogadores ranqueados pela Confederação Internacional de Xadrez, com ranking até 1.600; ranking até 1.800 pontos de rede; e o ranking Absoluto.
“Vai ter prêmios para os três primeiros colocados, de cada categoria dessas. O prêmio é somente troféus e medalhas. Não vai ter premiação em dinheiro e dessa vez não vale vaga para outras competições. É apenas nosso Campeonato Acreano de Xadrez Rápido”, explica Neurismar sobre as premiações da competição.
Além do ‘Campeonato Acreano de Xadrez Rápido’, Neurismar explica, também, que serão realizadas edições de outras modalidades de xadrez, como o Britz, que está previsto para acontecer em dezembro deste ano.
“Em novembro nós vamos ter um grande evento aqui no estado, que é o Campeonato Brasileiro das Forças Armadas de Segurança Pública, e o Campeonato Panamazônico Amador, onde reúne vários atletas de diversos países”, explica.
Para ele, esses eventos são importantes para fomentar e divulgar a arte do xadrez no estado acreano. Sendo esta, uma forma de possibilitar a participação de enxadristas que, às vezes, não conseguem competir.
“Tem muita gente que aprende a jogar xadrez, mas não sabe que existem competições. E através de um evento como esse, no shopping, muitas pessoas se inscrevem no Instagram e querem participar das atividades, querem ser federados. Então, isso é muito bom para nossa Federação de Xadrez, para que a nossa forma de divulgação, do nosso esporte possa crescer mais ainda”, finaliza.
Sobre o Via Verde Shopping
Administrado pela Saphyr Shopping Centers, o Via Verde Shopping é o primeiro shopping da cidade de Rio Branco. Inaugurado em 2011, é um espaço para boas experiências, compras, entretenimento, gastronomia e conforto. Está localizado na região de principal expansão da capital acreana. Com ABL de 28 mil m², o empreendimento oferece um mix de 101 marcas, incluindo marcas líderes como Renner, Riachuelo, Marisa, C&A e O Boticário, e algumas exclusivas no Estado. O único shopping da cidade conta também com seis salas de cinema stadium e premium, com tecnologia de última geração, 3D, tela maxscreen e diversas opções de lazer e entretenimento. Mais do que um centro de compras e lazer, o Via Verde Shopping é um equipamento social que atende a cerca de 350 mil pessoas por mês e já beneficiou milhares de pessoas com iniciativas sociais, como ações de incentivo de adoção de animais, doação de sangue, arrecadação de roupas, acessórios e alimentos não-perecíveis, além de campanhas voltadas à valorização das mulheres. Saiba mais em https://www.viaverdeshopping.com.br/index.php.