A Grendene é uma empresa de calçados brasileira. Imagine-a como uma grande família, composta por oito filhas: Grendha, Melissa, Ipanema, Rider, Zaxy, Cartago, Pega Forte e Zizou, e duas delas, Zaxy e Melissa, se veem como rivais e competem uma com a outra. Este texto não tem o intuito de desmerecer nenhuma das marcas, mas sim trazer algo que pessoas que não possuem tanto contato com esse nicho da moda provavelmente não sabem. Zaxy e Melissa são da mesma empresa, só que enquanto uma tem um preço mais acessível, a outra figura como objeto de desejo, com preço mais alto.
Em 2005, a Grendene repaginou a marca Melissa e, para marcar a nova fase, abriu uma loja na rua mais cara de São Paulo, a Oscar Freire, local onde as sandálias foram exibidas ao lado de objetos de arte e design. Os Irmãos Campana e Vivienne Westwood são apenas dois dos colaboradores de renome internacional que somaram com a marca neste dado momento.
Devido ao grande sucesso, os modelos mais famosos das Melissas estavam sendo pirateados e isto levou a empresa a criar, no ano de 2007, uma nova marca, a Zaxy, que oferece sandálias de plástico com o estilo parecido com o da Melissa. Sem querer, os falsificadores deram uma ótima ideia para a Grendene que há 14 anos fabrica as nossas queridas sandálias de plástico que fizeram e fazem o pé de muitas pessoas.
Quando a Melissa lança um modelo de calçado, a Zaxy leva para o mercado modelos idênticos, mas com preço inferior. Às vezes isso causa certa indignação nas melisseiras de plantão, pois a sensação de estar comprando algo exclusivo se perde. Entretanto, acredito que a Zaxy é a “diva acessível” da Grendene, feita especialmente para quem não pode ou não quer gastar tanto com sapatos. Esta escolha não desmerece a Melissa, que claramente foi pensada para quem busca “um quê a mais” nas peças.
Não podemos deixar de citar que esta é uma boa estratégia de marketing da Grendene para não perder consumidores: quem não pode comprar uma Melissa assinada por um designer, estilista famoso ou um modelo convencional, adquire uma Zaxy, pois a marca se apresenta como uma alternativa mais barata. Eu sempre usei Zaxy, nunca tive problemas quanto à durabilidade e qualidade do produto e nunca gastei mais de R$ 80 em um modelo da marca.